Matosinhos é uma importante cidade portuária e pesqueira no norte de Portugal, famosa pelos seus restaurantes de peixe e pela sua gloriosa praia. Esta praia de Matosinhos é a maior praia de areia perto do Porto e é amada pelos moradores do Porto e Matosinhos, que vêm até aqui nos dias de verão.

Dominando o litoral de Matosinhos, encontramos a praia e o porto de Leixões, e embora esse último seja frequentemente um choque visto da praia, ambos são o coração da cidade. Deste porto, o peixe fresco é vendido no mercado todas as manhãs e, nas ruas, o cheiro a peixe grelhado está presente nos muitos restaurantes de peixe e marisqueiras.

Melhor destino europeu do Porto 2017

1 - Praia de Matosinhos

A praia de Matosinhos é a maior praia da região metropolitana do Porto, transformando-se numa bela baía de areias brancas e mar de águas claras. Durante o verão, a praia torna-se num centro de atividades, com muitos desportos de praia para todas as idades, muitas vezes podemos ver adolescentes e famílias relaxando e realizando algumas atividades durante as suas rotinas diárias. A praia é uma grande atração para muitas pessoas e é amada por todos dentro da região metropolitana do Porto e de Matosinhos. A única desvantagem é que a Praia de Matosinhos tem à sua sombra o porto de mercadorias e o porto de pesca, que não proporciona passeios idílicos, que certos turistas podem desejar.
No verão, o oceano é supervisionado por salva-vidas e é seguro para nadar. Aqui também podemos encontrar uma variedade de cafés e bares de praia. A praia de Matosinhos é muito movimentada no verão e incrivelmente lotada nos fins de semana por residentes e escolas de surf locais e outros desportos aquáticos.

2 - Santuário “Senhor do Bom Jesus de Matosinhos”

O Santuário do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos é o monumento mais destacado da cidade e sua igreja paroquial. A igreja possui a estátua de “Bom Jesus”, que foi transferida no século XVI do Mosteiro das Bouças. Foi encontrado num local conhecido como “Senhor do Padrão do Bom Jesus”, perto da praia e é adorado há muitos anos. Podemos assistir às celebrações durante o mês de maio e junho. Estas celebrações religiosas estão entre as mais importantes de Matosinhos e do norte de Portugal. Foi construído em 16 e o atual projeto barroco deriva de sua reconstrução e projeto em 1542 pelo arquiteto Nicolau Nasoni, também responsável pela “Torre dos Clérigos” no Porto. No interior existem maravilhosos exemplos de talha dourada, como a capela-mor, obra atribuída ao escultor do Porto Luis Pereira da Costa.

3 - O Castelo do Queijo

O Forte do Castelo do Queijo fica na orla da praia de Matosinhos. Este forte, originalmente chamado de Forte de São Francisco Xavier, fora construído para defender Matosinhos das invasões espanholas durante a Guerra da Restauração (de 1640 a 1668), quando Portugal foi forçado a conquistar a independência da Espanha.
O nome bizarro está relacionado com a rocha onde foi construído o castelo, que supostamente parece um pedaço de queijo. No forte, temos um pequeno museu para visitar e um terraço com uma vista incrível da costa.

4 - Mercado Tradicional de Matosinhos

O mercado de Matosinhos é um local para conhecer a cultura local, um mercado diário que lhe dá uma ideia do estilo de vida português. Assim como outros mercados portugueses, abre todos os dias, terminando com o fecho das bancas de peixe à hora do almoço. Existe uma ampla oferta no que diz respeito a frutas e legumes, além de cafés e restaurantes. O mercado atual é um monumento nacional e data da década de 1950.

5 - Senhor do Padrão

O "Senhor do Padrão" marca o local onde, segundo a lenda local, a estátua do "Bom Jesus" foi levada até a costa, no início de maio. Um lugar que certamente foi marcado desde os tempos antigos, no entanto, foi depois de 1758 que a cúpula atual foi construída. Agora, o monumento é colocado dentro do parque “Padrão”, lado a lado com nossa linda Harbour Inn Design Townhouse, para desfrute de nossos visitantes.

6 - O porto de Leixões e o terminal de cruzeiros

O porto de Leixões fica no final do rio Leça, criando um estuário. Desde o início do século XX, foi estabelecido como o maior terminal portuário de Portugal para o litoral da cidade do Porto. Em 20, foi criado um novo terminal de cruzeiros para as maiores linhas de cruzeiros, incapazes de atracar no porto até então. Foi uma conquista notável, projetada com o futuro em mente pelo arquiteto Luis Pedro Silva.

7 - Vida marinha, criaturas para toda a família

O aquário Sea Life Porto é o maior do norte de Portugal. É uma atração fantástica para crianças e famílias. Quais monstros marinhos você mais gosta? Tubarões bonitos, peixes-palhaço coloridos ou tartarugas marinhas e muito mais. Você é curioso? Um polvo inteligente pode chamar sua atenção ou você acha que os raios são mais interessantes? Talvez você não possa escolher apenas uma delas, a Sea Life tem mais de 3.000 criaturas!
No SEA LIFE, você pode se decidir e observá-los na vida oceânica disputada e enigmática.

Verificar disponibilidade

Casa de Serralves Porto
Casa de Serralves

8 - Fundação Serralves e Museu de Arte Contemporânea

A Arte Contemporânea é um marco, embora para uns seja subjetiva para a inspiração, para outros é absolutamente sem sentido.
O Museu de Serralves tenta colmatar esses vários domínios, usando uma excelente seleção de displays, juntamente com a soberba “Casa de Serralves”, uma villa art déco. A Fundação Serralves possui um ambiente tranquilo e sereno, e é um local recomendado para fugir da agitação do Porto.

9 - Visite o centro do Porto e a Ribeira

A Ribeira pode ser um labirinto de ruas estreitas e edifícios que se alinham nas margens norte do rio Douro, do outro lado das caves de vinho do Porto situadas em Gaia. Esta área da cidade inclui bares, restaurantes e inúmeras lojas, tudo isto com uma vista deslumbrante para a Ponte Luís I e o rio Douro.
A Ribera tem um ambiente fantástico, à noite as ruelas ganham vida com uma mistura de turistas portugueses e internacionais jantando ou socializando, captando a alma do rio Douro, enquanto viajam pelos prazeres da Ribeira.

10 - Livraria Lello

Esta é uma das livrarias mais famosas do mundo, a inspiração para a biblioteca de Hogwarts nos livros e filmes de Harry Potter. Era um lugar frequentemente visitado por JK Rowling para escrever alguns capítulos de seus primeiros livros.
É fácil entender por que esta linda construção causou uma impressão permanente em JK Rowling (autora de Harry Potter morou no Porto no início dos anos 1990), toda a livraria no interior é revestida com painéis de madeira talhados à mão, inclui também uma clarabóia com vitrais e uma fantástica escadaria conectando ambos níveis.

11 - Parque da Cidade do Porto

Localizado no centro da cidade do Porto, é o maior parque de Portugal, com 83 hectares que se estendem até ao Oceano Atlântico, tornando o passeio um verdadeiro encanto. Este parque fica a apenas 20 minutos a pé do nosso "Harbour Inn Design Townhouse ”. Foi criado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal e inaugurado em 1993 (1ª etapa) e 2002 (2ª etapa). O parque, com algumas rochas naturais na estrutura para pavimentação e paredes de apoio aos locais do terreno, produz um ambiente bucólico e rural. É um lugar natural para longas caminhadas em família ou apenas fazendo um piquenique com sua cara metade.

12 - Visitas e Provas nas Caves de Vinho do Porto em Gaia

O Porto é famoso pelo Vinho do Porto, um delicioso vinho doce fortificado, envelhecido em vastas caves que se alinham ao longo da margem sul do rio Douro. Para ser classificado como Vinho do Porto, as uvas devem ser cultivadas no vale do Douro e depois amadurecidas nas caves em Vila Nova de Gaia.
Os principais produtores de Vinho do Porto, como Sandeman, Croft, Calém, Offley, Ferreira e Ramos Pinto, estão localizados numa área relativamente compacta. Todos os fabricantes de Porto oferecem visitas às caves e terminam com uma sessão de degustação de vinhos. Com mais de dez caves de Vinho do Porto para ver, certamente partirá do Porto como “Connoisseur” de Vinho do Porto.

Verificar disponibilidade

Matosinhos e Porto são adequados para crianças e famílias?

Matosinhos e Porto são um ótimo destino para famílias que buscam uma pausa dentro da Europa. Porto e Matosinhos são um destino fantástico para famílias, um dos melhores da Europa. Os Portugueses são solidários e extremamente amigáveis ​​para famílias, as crianças são bem-vindas em restaurantes e atrações turísticas.
Há uma variedade de atrações que divertirão as crianças, como passeios de barco, carros elétricos históricos, teleférico e aquário SeaLife. As principais atrações para as crianças pequenas são as inúmeras colinas íngremes para escalar, o calor do verão e as aulas de surf.

"O maior risco para as crianças é que elas não querem mais sair para outro lugar".