A cidade de Matosinhos fica na parte norte do distrito do Porto de Portugal, limitado ao sul pela cidade do Porto, apenas a 8 km do centro da cidade, foi outrora uma vila de pescadores.
A necessidade de ter um porto seguro para grandes navios que servem a cidade do Porto levou à construção deste porto no final do século XIX, o Porto de Leixões. Foi o início de um claro processo de transformação em todo o desenvolvimento urbano e industrial de Matosinhos, onde a pesca da sardinha e a indústria de conservas foram o principal motor de desenvolvimento até o dia 28 de maio de 1984, quando Matosinhos foi elevado e transformado em uma cidade.
Convenientemente localizada em frente ao terminal de cruzeiros de Leixões e ao mar, fica uma linda casa de 120 anos de idade, Harbour Inn Design Townhouse. Construída em 1902 como uma casa particular e no teu piso térreo abrigou o primeiro restaurante do centro de Matosinhos.
Embora tenha estado profundamente degradada, os seus atuais proprietários tiveram a visão de tomar um edifício tão valioso e fazê-lo passar por uma restauração séria e profunda que traria de volta sua dignidade e lhe proporcionaria uma vida nova e moderna. Agora, estes compartilham o seu sonho e visão com visitantes de todo o mundo nesta townhouse.
"Aqui não recebemos turistas ...
Em vez disso, fazemos novos amigos! ”
Em meados de 2017, contrataram a empresa de design de interiores ShiStudio para desenvolver um conceito de design e um projeto de arquitetura para implementar seu sonho.
Este processo deu origem a esta moradia bonita e extremamente confortável, onde até os azulejos portugueses que cobrem toda a fachada foram fabricados de acordo com técnicas antigas e foram pintados à mão, um a um, como o edifício original. No interior, podemos sentir o aconchego de uma casa moderna, dentro de um edifício histórico onde vários amenidades de hoje são adicionadas.
Envolvida em um conceito inspirado de design de interiores, tendo como tema principal o mar e as viagens, Harbour Inn Design Townhouse leva o nome da sua localização privilegiada, em frente à entrada do terminal de passageiros e à praia de Matosinhos, local privilegiado para visitantes e amigos.
Uma das fotos mais antigas do edifício é datada de 1950, onde podemos ver toda a atividade industrial deste local. Ao lado deste edifício histórico, temos um monumento classificado como Monumento Nacional desde 1971, chamado “Senhor do Padrão”.
História do Senhor do Padrão em Matosinhos
O "Senhor do Padrão" marca o local onde, segundo a lenda local, deu à costa, no início de maio, a estátua do Bom Jesus de Matosinhos.
Um lugar que certamente foi marcado desde os tempos antigos, no entanto, foi depois de 1758 que a cúpula atual foi construída. Este monumento também é conhecido como "Senhor da Areia" ou "Senhor do Espinheiro", pois até ao início do século XX estava completamente isolado no meio de uma vasta praia com forte impacto visual. O surgimento de uma fonte de água doce no local em 20, então conhecida como "milagrosa", foi o principal motivo de uma pequena construção que pode ser vista ao lado da cúpula. Este edifício é classificado como Monumento Nacional desde 1733 e continua sendo uma referência importante para a cidade e para a comunidade pesqueira.
A devoção religiosa dos pescadores de Matosinhos e de suas famílias materializa-se ao lado deste monumento, no 1 de novembro quando o monumento é cercado por milhares de velas que queimam em memória dos pescadores mortos no mar.
No entanto, é entre maio e junho, que temos as celebrações tradicionais do Senhor de Matosinhos, sendo uma das maiores e mais importantes de toda a região, encantando todos os turistas.